HÉRNIA DE DISCO CERVICAL – Causas e Tratamentos, Dr. Gilberto explica
ATENÇÃO: O DR.GILBERTO ENCERROU SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM 2022.
O Dr. Gilberto está aposentado, então, não mais está agendando atendimento à paciente.
Agradece muito a confiança de todos (as) pacientes que atendeu nos 30 anos de sua carreira profissional.
Espera ter conseguido os melhores resultados para a saúde de todas (os), pois sempre atendeu seus/suas pacientes com muito empenho e dedicação.
Hernia de Disco Cervical pode ter como sintomas, dor na cervical (nuca e pescoço), dor no braço e mão, formigamento, dormência. Tratamento sem cirurgia
Continuando a página anterior, agora explico o que é cervicalgia e cervicobraquialgia.
A Hérnia de Disco Cervical é mais comum na faixa etária de 25 à 55 anos.
A pressão causada por uma hernia de disco na região cervical pressionará algum nervo cervical, irradiando os sintomas (dor, fraqueza e dormência / formigamento) ao longo do trajeto do nervo, pelo braço e mão.
Dependendo da gravidade, a hérnia de disco cervical poderá afetar, além do braço, também a mão.
Se a hernia de disco cervical não estiver muito adiantada, poderá causar apenas dor na região cervical, que é a nuca e pescoço. Porém, se já estiver num estágio mais adiantado, poderá afetar (fraqueza, dor e formigamento) também a mão.
Se a dor ficar apenas na nuca (cervical) , a dor terá o nome de cervicalgia.
Se a dor se encontrar apenas no braço e mão, terá o nome de braquialgia. Se for apenas formigamento é chamado de parestesia.
Se houver, além da dor na região cervical (nuca), também dor e formigamento irradiando para o braço e, as vezes, até a mão, terá o nome de cervicobraquialgia.
Por exemplo, uma hérnia de disco cervical pinçando raiz de nervo na C6 (6ª cervical). Causará dor e/ou parestesia irradiando pelo ombro, braço, antebraço e até pode chegar no dedão.
Em alguns casos, a hérnia discal, poderá não causar nenhum sintoma. Dependendo do local na coluna, poderá haver espaço no canal medular. Então a hérnia de disco não comprimirá a medula nem nervos, não causando dor, nem outros sintomas.
Outro fator variável é o tamanho da hernia de disco. Algumas hérnias de disco são pequenas, não comprimindo nenhum nervo, passando despercebida.
Direitos autorais desta página do Dr. Gilberto Agostinho: https://drgilberto.com/